LOJA ONLINE // Ukuleles Novos e Usados, Encordoamentos, Acessórios, Camisetas, etc!

A história dos Ukuleles Martin & Co.

Ukulele 1K Martin & Co.
Em meados de 1907, F.H. Martin já testava os primeiros ukuleles, o registro mais antigo é de 10 de dezembro do mesmo ano. Porém estes primeiros ukuleles não foram muito bem aceitos logo de cara, acredita-se que pelo fato deles terem sido feitos muito parecidos com os violões (na sonoridade, não na aparência). Eles não produziam o som leve (e saltitante) característico do ukulele.

Richard Konter (famoso ukulele player)
com seu famoso ukulele 1K Martin.
Devido a isso, o "projeto ukulele" da Martin ficou na gaveta por 10 anos e só saiu quando a companhia percebeu que uma febre pelo instrumento havaiano estava tomando conta dos Estados Unidos. Dessa vez a companhia não errou, embora as dimensões do instrumento tenham sido as mesmas usadas na versão anterior, agora o mogno tomou conta do instrumento, as espessuras diminuíram entre outros, ou seja, o resultado é o mesmo que vemos hoje nos ukes da Martin, os melhores de todos os tempos!
Em 1920 a Martin começou a trabalhar com a tradicional koa havaiana, que deixou os ukes com um som mais brilhante e nítido, exatamente como os ukuleles feitos no Hawaii, outros acerto que alavancou as vendas!
Os ukuleles de koa foram comercializados até meados da década de 40, quando a obtenção da madeira se tornou extremamente difícil
por conta da Segunda Guerra Mundial.


(da esquerda para a direita) Lineup raro de ukuleles Martin: 2K, 3M, 3K, 2K concert, 5K, 5K tenor e o 5K barítono.



2 comentários:

  1. Olá, eu comprei um ukulele da Ibanez e gostaria de saber se fiz uma boa aquisição, estava em duvida entre o Ibanez e um Suzuki e acabei optando pelo Ibanez, pois pelo q conheço de instrumentos de corda, a Ibanez é uma ótima marca, sendo assim gostaria de saber se fiz um bom investimento e se o instrumento é realmente bom, obrigado

    ResponderExcluir