Tamanhos de Ukuleles

Os quatro principais tamanhos de ukuleles são: soprano, concerto, tenor e barítono. 


SOPRANO

O ukulele soprano é o mais popular, considerado o tamanho original, é o que tem o som mais característico de ukuele e, por ser o menor, é o mais agudo.
Para quem tem mãos grandes, alguns acordes podem parecer um pouco desconfortáveis, já para quem tem mãos pequenas (principalmente as mulheres), ele já se torna bem confortável e, por requerer menos flexibilidade dos dedos, sua didática acaba sendo facilitada. 
Por ter a menor caixa, o som/volume do soprano é um pouco mais baixo.

- Afinação: g C E A - ou seja - sol DÓ MI LÁ



CONCERTOS E TENORES

Estes dois tamanhos foram criados nos anos 20' para atender às demandas dos ukulelistas com dificuldades de tocar o soprano pelo seu tamanho reduzido. 
Para quem está aprendendo, esses tamanhos podem ser uma opção mais versátil, por não serem de um tamanho intermediário e pelo som de cada casa soar melhor, são bons para treinar escalas e solos, assim como para acompanhar vocais e, até mesmo tocar com uma banda.para solos, que acompanha os vocais, ou tocar em uma banda.

Os concertos geralmente são mais baratos que os tenores.

- Afinação: g C E A - ou seja - sol DÓ MI LÁ 



BARÍTONO

O barítono é, devido ao seu tamanho maior, o ukulele que produz o som mais grave e alto, bem parecido com o som de um violão de nylon. É o ukulele menos popular, talvez pelo fato de não ter um som tão característico de ukulele e ter uma afinação diferente dos outros tamanhos.  

- Afinação: d G B E - ou seja - ré SOL SI MI



As informações acima contém dicas que são pessoais, complementaremos as descrições dos tamanhos a medida que fomos amadurecendo nossos conhecimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário