Afinando seu Uke

Essa é uma dúvida muito comum quando se quer comprar um Ukulele, no meu caso, comprei meu primeiro Uke sem saber muita coisa, fui aprendendo ao longo do tempo. O fato de eu já tocar alguns instrumentos de corda, facilitou muito, mas se você não toca nenhum outro instrumento, não se preocupe, vamos tentar passar o passo a passo, caso tenha dúvida, entre em contato!

Vamos começar pela afinação standard que é gCEA, ou seja, sol-DÓ-MI-LÁ (o sol ou o "g" é escrito em letras minúsculas por ser uma corda mais fina acima das mais grossas).

Um afinador digital facilitará muito, basta afinar seu Uke com as notas acima em 4ª oitava. Por isso é comum também ver a afinação sendo representada assim g4-C4-E4-A4.

Se você não tem um afinador digital, basta usar um diapasão ou um site de afinação.

Segue abaixo a imagem das cordas relacionadas às notas.

11 comentários:

  1. O afinador usado em violão também serve para uke, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim! O diapasão eletronico serve para todos instrumentos. Eu costumo afinar o meu uke com base no som do teclado. pois sendo um instrumento eletronico nunca vai desafinar.

      Excluir
  2. Respostas
    1. sim,Fernando o afinador tem q esta regulado na escala cromatica.

      Excluir
  3. Eu estou prestes a comprar o meu primeiro ukulele e estou em dúvida sobre uma coisa. Sou canhota e gostaria de saber se tem como eu inverter apenas a corda g e a A ou tenho que inverter tudo? E tem como eu trocar as cordas sem danificá-las e precisar comprar outras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou inverte todas, ou não inverte nenhuma!

      Excluir
  4. Eu estou prestes a comprar o meu primeiro ukulele e estou em dúvida sobre uma coisa. Sou canhota e gostaria de saber se tem como eu inverter apenas a corda g e a A ou tenho que inverter tudo? E tem como eu trocar as cordas sem danificá-las e precisar comprar outras?

    ResponderExcluir
  5. Olá. Estou tendo o seguinte problema: ao afinar a 3 corda (Dó) ela ta afinada bonitinha, porém, quando vou tocar e pressiono uma casa ou duas depois (fazendo um sol no ukulele por exemplo) a nota está desafinada. E isso se confirma no afinador digital. Eu acerto o Dó na corda solta, mas se pressiono a corda em qualquer casa, ela ta desafinada, geralmente em 1/4 de tom pra cima. Ps. Só essa corda tem esse problema...o que seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser uma série de fatores, braço mal feito, empenado, etc.
      Leve em um luthier.

      Excluir